Alfaiate Comunicação

O português Manoel Gomes chegou ao Brasil em 1898 para prosperar, como muitos outros. Instalou-se com a família em Santa Teresa e comprou, em 1907, o imóvel onde hoje funciona o Cortiço Carioca, na Lapa. Na verdade, o restaurante ocupa apenas uma pequena parte da propriedade, e é a primeira etapa de um projeto maior. Em breve, todo o imóvel estará restaurado e em funcionamento, com espaço para eventos e uma pousada. Mas vamos voltar ao Sr. Manoel Gomes.

 

A propriedade tem uma configuração bastante interessante: duas lojas de frente para a rua Joaquim Silva, cada qual com um sobrado, usado como moradia dos próprios comerciantes que alugavam o local. Funcionaram ali um açougue, uma floricultura, um sebo, uma oficina de máquinas, entre outros. Nos fundos, dando vista para a Ladeira de Santa Teresa, havia um grande cortiço, uma casa de cômodos, com 22 quartos, banheiros, e lavanderia coletivos, onde está sendo erguida a pousada.

 

A única herdeira do Sr. Manoel e de sua esposa Lucrécia não teve filhos. Por isso, quando ela morreu formou-se um espólio intrincado que se arrastou por anos, até que, em 2009, os atuais proprietários assumiram o imóvel e iniciaram o projeto. O restaurante Cortiço Carioca foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2016. As obras para a instalação do espaço para eventos e da pousada estão em andamento.

Um cortiço bem carioca